Você sabia? - O maior verme que existe



É um bicho conhecido pelo nome científico de Lineus longissimus, que atinge até 30 metros de comprimento! Parecido com uma grande minhoca flácida, ele costuma ser visto enrolado debaixo de rochas no litoral da Grã-Bretanha, da Islândia e de outros países do norte da Europa. Apesar de ser um superverme, o Lineus não é um parasita e, portanto, não faz nenhum mal ao homem. "O termo verme não se aplica apenas a animais que parasitam outros", afirma Fernando Portella Marques, professor do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da USP. Meio impreciso, o termo é usado para identificar todos os animais alongados de corpo mole - por isso, até as minhocas podem ser classificadas como vermes.

Nojeira em metros

Parasita da carne de peixes atinge 13 metros e pode nos infectar

Lineus longissimus

TAMANHO - 30 metros
INFECTA O HOMEM? - Não. O Lineus não é um verme parasita.

Com um corpo flexível e elástico, este "campeão" tem entre 10 e 40 olhos dispostos em duas filas, uma de cada lado da cabeça. Quando atacado, o Lineus tem a capacidade de se fragmentar e, depois, se regenerar.




Diphyllo-Bothrium latum

TAMANHO - 13 metros.
INFECTA O HOMEM? - Sim. Este parasita pode entrar no organismo humano por meio de peixes de água doce - infectados pelo verme - consumidos crus ou malpassados.

Esta estranha criatura é um tipo de tênia, um verme que parasita o intestino humano. Ele contamina peixes de água doce em todo o mundo, especialmente em lagos de água fria.






Taeniorhyncus saginata



TAMANHO - 10 metros.
INFECTA O HOMEM? - Sim. Carne de vaca contaminada é a origem da infecção nos homens.

Com corpo delgado e achatado, na forma de uma fita, esta tênia é um parasita bem comum: estima-se que entre 40 milhões e 60 milhões de pessoas estejam infectadas por ela no planeta.



Taenia solium

TAMANHO - 7 metros.
INFECTA O HOMEM? - Sim. O bicho usa como hospedeiro intermediário o porco. O risco é comer a carne do animal crua ou malcozida.

Sua cabeça possui quatro ventosas e uma dupla coroa de ganchos, que são usadas para fixação no intestino do hospedeiro. A pessoa que tem o verme elimina milhares de ovos dele nas fezes.

0 comentários:

Postar um comentário