Você sabia? Utilidade das esponjas



• As esponjas do mar, são muito mais do que seres coloridos e bizarros que atiçam a nossa curiosidade. Elas são fonte de novas descobertas em diversas áreas da ciência, da farmacologia, às pequisas de células - tronco e ao desenvolvimento de novos materias. Subastâncias produzidas pelas esponjas podem levar a medicamentos e sua estrutura inspira, por exemplo, a produção de fibras óticas para telecomunicações.

• As esponjas podem contribuir para medir a poluição, pois elas filtram a água do mar, funcionando então como indicadores do impacto da poluição.

• As esponjas também contribuem para o estudo das células-tronco, devido a sua grande capacidade de regeneração ao longo da vida , dispõem um estoque considerável de células equivalentes às célula -tronco humanas, tornando-se importantes para a compreensão do mecanismo básico da diferenciação celular.

• Os poríferos surgiram na Terra a mais de 500 milhões de anos e vem sobrevivendo desde de então. Como não se movem , para evitar predadores elas dependem de armas biológicas naturais, essas substâncias são extremamente úteis na farmacologia.
O primeiro agente antiviral contra a herpes foi extraído de uma esponja. Estão em testes remédios contra o câncer, malária e antibióticos baseados nesses animais.

• Seu esqueleto de sílica inspirou novas estratégias de para desing de fibra otíca e semicondutores.

• Esponjas são os animais multicelulares mais simples
do mundo. Por serem tão antigas , puderam se diferenciar em pelo menos 10 mil espécies, com diferentes combinações de cor, forma, textura e tamanho, de pouco centímetros a alguns metros.

Fonte: http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=1926

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!!!

Anônimo disse...

eu gostei muito vai me ajudar muito na escola

Anônimo disse...

Pft era o q eu precisava para o meu trabalho amei

Anônimo disse...

nao achei nada ! apenas uma coisa que preste !

Anônimo disse...

Muito bom me ajudou ..

Unknown disse...

Me ajudou bastante

Unknown disse...

Muito bom

Postar um comentário