Você sabia? - Recifes


• Á primeira vista , os recifes de coral podem parecer pedras, com plantas presas à sua superfície, que servem de abrigo para um monte de bichos do mar. Mas na verdade, os recifes de coral são formados por animais. Assim como as águas vivas e anêmonas, o que nós costumanos chamar de coral é um tipo de animal marinho conhecido como cnidário.
Os recifes de coral , como o próprio nome indica, são grandes colônias formadas pelos animais marinhos conhecidos como corais. Nem todo coral, porém , é capaz de formar recifes: somente o que apresentam algas microscópicas chamadas zooxantelas, que têm um papel fundamental na sua sobrevivência.

• Os recifes de coral se desenvolvem exclusivamente nas áreas do oceano que estão entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, onde a temperatura é de 20 a 28 graus.


• Muitos corais são carnívoros, o que eles conseguem capturar para comer não é suficiente para garantir a sua sobrevivência. Então, muitos tipos de corais dependem de uma interação com as zooxantelas, as algas microscópicas que vivem junto com eles. Essas microalgas retiram o gás carbônico de água e produzem alimento para os corais por meio da fotossíntese. Uma parceria perfeita que só pode acontecer com eficiência se o recife de coral se formar em águas claras e rasas, garantindo, assim, às microalgas o acesso à luz, um requisito fundamental para que ocorra a fotossíntese.

• Mas por que os recifes de coral , apesar de serem formados por animais, parecem tanto com pedras? Isso ocorre porque, ao longo da sua vida, cada indivíduo do coral capta compostos presentes na água - como gás carbônico e cálcio - e libera uma subastância chamada carbonato de cálcio, que vai dando origem a uma estrutura semelhante à de uma rocha. Essa estrutura forma o que poderíamos chamar de esqueleto do coral, por dar sustentação a ele. Quando o coral morre, essa estrutura permanece no local. Sobre ela, crescem novos corais, que produzem mais carbonato de cálcio, aumentando , assim , gradativamente, o tamanho dos recifes.

• Os corais vivos têm perdido a sua cor. Isso acontece porque as microalgas conhecidas como zooxantelas ou pigmentos necessários para que elas realizem a fotossíntese têm sido expulso dos corais. Sem as zooxantelas, os corais não conseguem permancer vivos durante muito tempo. Afinal, como vimos, são essas microalgas que , por meio da fotossíntese produzem grande parte do alimento que garante a sobrevivência do coral. Ainda não se sabe muito bem por que tem ocorrido a expulsão das zooxantelas e do seus pigmentos, mas parece que o aumento prolongado da temperatura das águas dos oceanos está envolvido.

• Os recifes de coral estão na base da alimentação de diferentes espécies marinhas, sendo que ali vivem muitos peixes que nos servem de alimento.Eles também protegem as praias da ação das ondas, contêm substâncias que podem ser utilizadas como remédios e para completar, a sua beleza natural representa um importante atrativo para o turismo, que pode gerar emprego e renda para os habitantes de muitas cidades costeiras.

Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças /pág 9,10,11/ ano 21 / nº 197 /dezembro de 2008

0 comentários:

Postar um comentário