Você sabia? - Anêmonas-do-mar


As anêmonas-do-mar estão inseridas em um grande grupo zoológico, os cnidários. Estes anmais têm como parentes próximos as águas-vivas e os corais.

Comida de anêmona

Como você já sabe, as anêmonas não são plantas, mas animais predadores. Para elas, os pequenos carangueijos e peixes são refeições realmente apetitosas. Já foi divulgado o caso de uma anêmona grande que comeu um pequeno tubarão em um aquário! Mas nem todos os peixes caem facilmente nos tentáculos das anêmonas e viram comida.
Por exemplo, o peixe-palhaço pode conviver em grande harmonia com algumas anêmonas. Ele produz uma proteção ao redor do seu corpo contra as toxinas das anêmonas e passa várias horas em meio a seus tentáculos para se proteger de seus predadores, que não são bobos de se meter com as anêmonas.
As anêmonas podem, ainda, se alimentar de um jeito diferente. Algumas espécies abrigam nas células que existem em seus tentáculos um hóspede, chamado zooxantela. As zooxantelas são algas microscópicas que produzem um alimento muito energético, elas podem ser responsáveis pela coloração bela e radiante de muitas anêmonas!
Você deve estar se perguntando por que estes hóspedes ficam nos tentáculos das anêmonas... É que as anêmonas produzem substâncias úteis para as zooxantelas. Portanto, há uma troca conveniente para as duas espécies.

As anêmonas são capazes de mudar de lugar?

A movimentação da parte de baixo do corpo (o disco pedal) pode levar as anêmonas para onde elas quiserem. Assim, se o lugar onde ela está não é bom, a anêmona pode buscar outro melhor.
Claro que o movimento não é muito rápido. A velocidade com que as anêmonas andam varia muito. Algumas espécies são capazes de se soltar da rocha onde estão presas e deixar que as correntes marinhas as levem até um lugar mais adequado.
No Brasil, podem ser encontradas pelo menos 20 espécis de anêmonas. As mais conhecidas são as que vivem nos costões rochosos.

Mudando de forma

Se você tocar uma anêmonas, vai perceber que ela muda sua forma muito rápido e se encolhe. Isso acontece para proteção. Ao ser tocada, a anêmona libera a água presente dentro do seu corpo para que possa se contrair e ficar mais escondida, difícil de ser pega.
No ambiente natural, as anêmonas podem também apresentar condições adversas. Nesse caso, elas escondem ses tentáculos em resposra ao calor excessivo, muita iluminação ou falta de água, quando ficam fora dela.

Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças/ pág 4,5 e 6/ ano 22/ nº 199/ março de 2009

1 comentários:

Luigi Bonvenuto disse...

Estou estudando sobre os cnidários (ou celenterados) na escola agora e esse texto foi de grande ajuda! Obrigado.
Estou passando a gostar muito desses seres... xD

Postar um comentário